A Lusomorango é a maior Organização de Produtores (OP) nacional do setor das frutas e legumes, em volume de negócios, e dedica-se à produção e comercialização de framboesa, amora, mirtilo e morango.
Criada em 2005, a Lusomorango conta hoje com várias dezenas de produtores, que, diariamente, trabalham para levar até aos consumidores os pequenos frutos mais saborosos e com a melhor qualidade made in Portugal.
As nossas framboesas, amoras, mirtilos e morangos crescem no Sudoeste Alentejano, Algarve e Ribatejo, onde as condições edafoclimáticas, fortemente marcadas pela influência atlântica, são altamente favoráveis à produção de fruta de elevada qualidade e intenso sabor. Nas várias centenas de hectares que exploramos, aliamos o que natureza nos dá às práticas agrícolas mais sustentáveis.
Pelas suas características, os pequenos frutos da Lusomorango são procurados um pouco por toda a Europa, deliciando os consumidores mais exigentes. Atualmente, mais de 95% da produção da nossa produção segue para mercados internacionais, nomeadamente para os países da Europa Central e do Norte.
Os esforços conjuntos dos nossos produtores fazem da Lusomorango a maior Organizações de Produtores de Frutas e Legumes, em Portugal, em termos de volume de negócios. Somos, por isso, um importante pivô das exportações agrícolas nacionais. A fileira dos pequenos frutos representa, atualmente, mais de 230 milhões de euros em vendas ao exterior, sendo hoje a framboesa o fruto ‘campeão’ das exportações portuguesas, valendo mais de 80% das vendas da fileira para os mercados externos.
Pela sua capacidade de organização, a Lusomorango é um verdadeiro agregador de valor para as suas mais de quatro dezenas de acionistas, permitindo importantes benefícios de escala, ao nível da sustentabilidade, inovação e abordagem ao mercado.
produtores
%