O Processo

Os pequenos frutos da Lusomorango – framboesas, amoras, mirtilos e morangos – crescem sobretudo no Sudoeste Alentejano, com todo respeito pelas práticas agrícolas mais sustentáveis e recorrendo à inovação para dar resposta a desafios prementes, como a cuidada gestão da utilização da água e a preservação do território e da biodiversidade, em harmonia com a natureza.

COLHEITA

Bafejados pelos ventos atlânticos e pelas centenas de horas de sol proporcionados pelo território do Parque Natural da Costa Vicentina, os nossos pequenos frutos crescem com todo o sabor, no respeito pelas mais sustentáveis práticas agrícolas, que incluem a boa utilização do solo e uma apurada e precisa gestão da água, sem recurso a pesticidas e inseticidas. Pela sua delicadeza, os pequenos frutos são colhidos à mão, com todo o cuidado e know-how dos nossos produtores e trabalhadores.

CONSERVAÇÃO

Na colheita, os pequenos frutos da Lusomorango são depositados em pequenas caixas, para que não se danifiquem e cheguem ao consumidor no seu esplendor. De seguida, são codificados por lotes e rotulados, de forma a garantir a rastreabilidade e o cumprimento das normas de segurança alimentar. Os pequenos frutos seguem, depois, para arcas frigoríficas onde se conservam em atmosfera controlada (entre 0º a 1º graus).

TRANSPORTE

Os nossos pequenos frutos, pelas suas características e elevada sensibilidade, necessitam de cuidados redobrados no transporte, para garantir que chegam nas melhores condições aos consumidores, com toda a frescura e sabor. O nosso transporte, além de garantir uma atmosfera controlada, permitem o melhor acondicionamento possível da fruta, para que o desperdício seja reduzido ao máximo.

MERCADOS DE DESTINO

A Lusomorango tem apostado na qualidade da sua fruta como fator diferenciador e como âncora do seu modelo de negócios, o que tem permitido colocar a sua produção em mercados altamente exigentes, como a Alemanha, o Reino Unido e os países Nórdicos. Mais de 95% da nossa produção destina-se à exportação. O setor dos pequenos frutos é, hoje, líder nas exportações de frutas e legumes nacionais.