O propósito da Lusomorango extravasa a dimensão económica. A Lusomorango está orientada para produzir mais resultados do que aqueles que derivam dos ganhos de escala obtidos pela soma das partes. A sustentabilidade é, para a Lusomorango, o alicerce de toda a sua existência: trabalhar a terra, produzir, investir, gerar emprego e rendimento implica uma genuína preocupação de salvaguardar os recursos ao longo do tempo.
Respeitar o ambiente, gerir responsavelmente os recursos, o território, o seu desenvolvimento equilibrado e duradouro, tendo para com as pessoas uma preocupação e exigências que são centrais. A Lusomorango desenvolve, por isso, a sua atividade agrícola no respeito pelo ambiente, pela boa gestão da água, salvaguardando os ecossistemas naturais e contribuindo para a sua preservação. A Lusomorango está ao lado dos objetivos da descarbonização e da economia circular. Estes esforços são prosseguidos de forma progressiva e coordenada, pois requerem não apenas investimento e esforço financeiro, como articulação entre todos os operadores, além de ações de formação e qualificação.
Os recursos humanos, os trabalhadores, merecem particular atenção. As pessoas são o maior ativo da Lusomorango, sendo indispensáveis para a atividade agrícola. A Lusomorango é, por isso, promotora ativa da sua integração e do seu bem-estar, proporcionando a todos um rendimento digno e boas condições de trabalho.
O propósito da Lusomorango é o de desenvolver de forma sustentável a agricultura, no respeito pelo ambiente e pela boa gestão dos recursos naturais, promovendo ativamente os direitos dos seus trabalhadores e o desenvolvimento humano das comunidades na sua área de influência, gerando emprego e riqueza.