Framboesa

A framboesa é um fruto múltiplo de drupas (drupéolas) estreitamente unidas à volta do recetáculo. Apresenta em geral forma cónica arredondada, sendo cada drupéola, constituída por uma semente dura envolvida por polpa. A framboesa pertence à família das Rosaceae, género Rubus, e subgénero Idaeobatus. Este subgénero engloba cerca de 200 espécies, sendo as framboesas vermelhas e pretas aquelas que são produzidas em larga escala.

Portugal tem regiões com excelentes condições para a produção de framboesas com qualidade, podendo assegurar-se a sua disponibilidade para o mercado em fresco, durante períodos de tempo mais alargados, desde que os produtores recorram a adequadas tecnologias de produção, em que se inserem a cultura protegida com cultivares apropriadas, diversas épocas e densidades de plantação e diferentes datas de corte dos lançamentos do ano, em framboesas remontantes.

A procura crescente de framboesa deve-se à sua frescura, aparência atraente, sabor e aroma agradáveis e valor nutritivo, que permitem inovar e recriar formas de utilização.

Fonte: INIAV

Calendário de colheita

janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro