

Cerca de 300 crianças já visitaram o Centro de Investigação para a Sustentabilidade em 2025
Desde o início do ano, o Centro de Investigação para a Sustentabilidade tem organizado visitas pedagógicas para os alunos de Odemira, com o objetivo de dar a conhecer o papel da agricultura na proteção do planeta e envolver os mais novos na preservação da biodiversidade. As mais recentes visitas decorreram no âmbito do Dia Mundial do Ambiente e do encerramento do ano letivo.
Junho foi mais um mês de visitas especiais ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade: as crianças do concelho de Odemira tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no Centro, num reforço do compromisso da Lusomorango, do INIAV, da Driscoll’s e da Maravilha Farms com a educação ambiental e a valorização da agricultura sustentável.
No Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, o Centro acolheu 150 alunos dos 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de Odemira, numa iniciativa orientada para sensibilizar os mais novos sobre a importância da sustentabilidade ambiental e do papel da agricultura na proteção do planeta. As crianças participaram em atividades lúdicas e científicas ligadas à água, biodiversidade, polinização e boas práticas agrícolas, tendo tido ainda oportunidade de conhecer e saborear framboesas, amoras e mirtilos produzidos na região.
A 27 de junho o Centro voltou a abrir portas, desta vez para 45 crianças do 4º ano do Agrupamento de Escolas de São Teotónio. A visita marcou o encerramento do ano letivo e ficou simbolicamente assinalada pela construção e instalação de “hotéis de insetos”, feitos pelas próprias crianças. Estes abrigos de insetos representam uma ação concreta de sensibilização para a importância da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas agrícolas.
Para Joel Vasconcelos, CEO da Lusomorango, “o Centro de Investigação para a Sustentabilidade foi concebido com o propósito de ser uma plataforma de conhecimento, inovação, comunicação e partilha, que promove práticas agrícolas com impacto positivo local e nacional. Criámos o programa de visitas pedagógicas precisamente para consciencializar as crianças sobre cidadania ambiental e compromisso com o futuro, e sobre o papel que podem ter na construção de um território inclusivo e sustentável”.
As ações educativas dinamizadas pelo Centro são um bom exemplo do papel que a ciência, a agricultura e a escola podem desempenhar, em simbiose, na construção de um futuro mais sustentável para as nossas crianças.

![logo[1]](https://lusomorango.pt/wp-content/uploads/2020/09/logo1.png)