A Lusomorango, desde o seu início e de forma vincada em anos recentes, tem vindo a expressar uma preocupação mais premente com as questões ambientais.
A nossa organização tem alocado bastantes recursos na aquisição de diversos equipamentos que permitem a utilização do recurso água de forma otimizada.
A Lusomorango pretende, com estes investimentos, oferecer aos produtores instrumentos que permitam melhorar a gestão das suas culturas com o objetivo último de gerar o mínimo desperdício, dando às plantas apenas e só o que estas precisam – gerindo eficientemente, assim, um recurso escasso e introduzindo a consciência coletiva da importância da sua preservação. Este projeto iniciou-se em 2009 e, desde então, a Lusomorango tem vindo a obter resultados significativos que permitem aferir não só a importância “micro”, na sua expressão financeira em cada unidade produtiva, como também, numa interpretação “macro”, do que deve ser hoje em dia uma produção agrícola naquilo que dita a sua relação com os fatores de produção e o meio envolvente.