Notícia

3ª EDIÇÃO DO CURSO “PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO”

Abr 12, 2022

3ª EDIÇÃO DO CURSO “PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO”

Inscrições começam em junho

As inscrições no curso “Português Língua de Acolhimento” arrancam já no início do mês de junho e podem ser realizadas até ao final de julho. As empresas agrícolas interessadas em promover a inscrição dos seus trabalhadores no ano letivo de 2022/2023 deverão contactar a Sociedade Recreativa São Teotoniense.

“Português Língua de Acolhimento” é um curso pioneiro e diferenciador – parte do projeto “Português para Todos” – e tem contribuído para uma melhoria crescente da integração da comunidade migrante em Odemira, facultando uma ferramenta determinante como é o conhecimento da língua portuguesa.

Este programa é uma iniciativa da Sociedade Recreativa São Teotoniense, em parceria com a Maravilha Farms e a Driscoll’s, e tem como objetivo capacitar os trabalhadores das empresas agrícolas, criando oportunidade para que conheçam a língua e os costumes portugueses, dois elementos facilitadores para a integração da população migrante na comunidade.

Lançado em 2019, o projeto conta com quase 1.000 participantes, dos quais cerca de 500 terminaram o curso com sucesso, conquistando os respetivos certificados. A obtenção destes diplomas de formação elementar, nos níveis A1 e A2 (que, a par com outros critérios, permitem o acesso à nacionalidade portuguesa, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração), permitiram que 180 participantes obtivessem a autorização de residência em Portugal.

Conheça o vídeo que apresenta o balanço desta iniciativa que marca, e continuará a marcar, a diferença no território de Odemira, criando condições para uma melhor integração através uma maior proximidade, partilha e entendimento.

Link:  https://youtu.be/5G7-G4wtvHE