- Conhecimento e Inovação na década da Transição Digital será o tema da primeira sessão deste Ciclo de quatro conferências que visa debater a excelência da Agricultura Portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia
- Sustentabilidade da agricultura nas suas vertentes ambiental, social e económica em foco com painel de especialistas nacionais e internacionais
Odemira, 19 de março de 2021 – O Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango, maior organização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios, vão promover um Ciclo de quatro Conferências dedicadas ao tema “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir”.
A primeira conferência, que terá lugar no dia 24 de março, é dedicada ao tema “Conhecimento e Inovação na década da Transição Digital” e reunirá em debate um conjunto de especialistas nacionais e internacionais sobre as questões relacionadas com a inovação e a transição digital no agroalimentar.
Conheça o programa da 1ª Conferência aqui.
Com presença confirmada da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, o programa desta primeira conferência conta também com a participação como key note speaker de António Câmara, da Universidade Nova de Lisboa, com a apresentação de dois casos de estudo de Rick van de Zedde, da Universidade de Wageningnen, e de Joep van den Bosh, da empresa Ridder.
A mesa-redonda reunirá em debate Daniel Ribeiro, da Hidrosoph, Amândio Santos, PortugalFoods, Ondina Afonso e do Clube de Produtores Continente, com moderação de Shrikesh Laxmidas, do Jornal Económico, media partner deste Ciclo de Conferências. O comentário final e análise da sessão ficará a cargo de Nuno Canada, do INIAV.
A conferência decorrerá em contexto digital e para participar bastará aceder ao site do Jornal Económico em www.jornaleconomico.pt.
Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir
O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” versará sobre os temas associados à excelência da Agricultura Portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia e pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental social e económica.
O contexto criado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela Estratégia do Prado ao Prato consubstancia a oportunidade destes encontros que têm como objetivo participar na construção de caminhos e soluções que façam da Presidência Portuguesa um marco importante na Política Agrícola Comum.
Estas conferências pretendem ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e ação, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada.
Como potenciar a Economia do agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes envolvidos e como usar a inovação e a tecnologia para mais produção, com menos impacto e uso de recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atração de capital estrangeiro são algumas das questões para as quais esta iniciativa pretende encontrar respostas.
A pertinência deste tema e a intenção de construir um legado da Presidência Portuguesa sobre a visão do agroalimentar para o futuro levou ainda a que a Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango estejam a desenvolver esforços no sentido de dar continuidade a estas iniciativas nos países que, a seguir a Portugal, assumirão a presidência da União Europeia, nomeadamente, na Eslovénia e na França.
O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango, em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Millenium BCP e a parceria de media com o Jornal Económico.